Contactos

MONTAGEM E MANUTENÇÃO DE MICROCOMPUTADOR

  • Pessoa de contato: Leo vieira
  • Telefone: +55 (088) 8829-02-42
  • +55 (088) 9262-98-09
  • Endereço postal: Rua Ana Roberta Cece Coelho N° 140, Juazeiro do Norte, Ceará, 63033150, Brasil

Renovações do site
VELOCIDADE DE CONEXÃO COM A INTERNET.

VELOCIDADE DE CONEXÃO COM A INTERNET.

Você sabe qual é a velocidade da sua conexão com a Internet? Sabe também quais são os fatores que influenciam na velocidade da sua conexão?
Preço a confirmar
Enviar uma pergunta
Informação de contato
  • Pessoa de contato: Leo vieira
  • Telefone: +55 (088) 8829-02-42
  • +55 (088) 9262-98-09
  • Endereço postal: Rua Ana Roberta Cece Coelho N° 140, Juazeiro do Norte, Ceará, 63033150, Brasil
Descrição detalhada de um serviço

Vamos falar um pouco agora sobre a velocidade da conexão com a Internet e os fatores que tem influência sobre esta velocidade.
Em primeiro lugar, quando você contrata uma banda de Internet de 2Mbps, saiba que você não está contratando a velocidade de dois megabytes por segundo e sim dois megabits por segundo. Um erro comum de vários usuários é pensar que ao contratar a velocidade de 2Mbps ele fará downloads a dois megabytes por segundo, o que está completamente errado. Saiba que quando estamos falando de banda de tráfego, falamos em megabits, que significa a quantidade de bits por segundo que irá trafegar na sua conexão e, como todos já sabem 1 byte equivale a 8 bits, logo, poderíamos dizer que ao conratar a banda de 2Mbps, a sua velocidade nominal de download será de 256 Kilobytes por segundo (2048 / 8). Note que eu falei de velocidade nominal e que essa velocidade é um pouco diferente da velocidade real da sua conexão. Isso se deve à vários fatores, alguns de ordem técnica e outros de ordem prática mesmo.
Como a intenção aqui é explicar para os mais leigos no assunto, não vou ficar escovando bits e falando dos fatores técnicos que fazem com que a nossa velocidade de conexão seja, na prática, inferior à que contratamos. Esse assunto está mais relacionado ao funcionamento do protocolo TCP/IP e quem tiver curiosidade, estude este protocolo para conhec-lo à fundo e entender as questões técnicas.
Fatores de ordem prática
Como todos sabem, a conexão com a Internet se dá através de nós ou pontos que são interligados através de roteadores que fazem o papel de escolher a melhor rota para que os dados cheguem o mais rápido possível ao seu destino. Se você quiser entender um pouco melhor sobre isso, dê uma olhada no vídeo Como Funciona a Internet e veja tudo isso na prática e bem explicado.
Se você já viu o vídeo, já deve saber que para a sua requisição sair do seu computador e chegar até o destino ela passa por vários roteadores e que, cada roteador neste caminho, significa uma nova rede interligada à Internet fazendo com que tudo funcione corretamente. Logo, temos o seguinte quadro:
Seu computador –> R 1 –> R 2 –> R 3 –> R 4 –> R 5 –> R 6 –> Destino
Como eu já disse que cada roteador (representado por R numero) é uma rede diferente e esta rede certamente estará também transmitindo e recebendo informações da Internet e, caso algum roteador destes no meio do caminho esteja com um tráfego muito grande, nós temos o que chamamos de “gargalo de conexão”, ou seja, muita informação para pouco espaço. Seria mais ou menos como se você quisesse que 10.000 Lts de água passe por uma mangueira de jardim, vai passar, mas demora um pouco. Já se você tentar passar os mesmos 10.000 Lts de água por um cano bem grosso, a coisa vai fluir bem melhor. Pois bem, entenda a largura de banda da Internet como se fosse um cano e que, quanto mais grosso o cano (largura de banda), maior vai ser a quantidade de água (dados) que irá passar por ele.
Aqui já podemos notar que a velocidade da sua conexão com a Internet não depende somente da banda contratada junto à sua operadora e sim de todo um caminho que as informações fazem desde a sua origem (seu computador) até o seu destino (website ou servidor de e-mail) e vice-versa. É por isso que às vezes alguns sites abrem mais rápido no seu navegador e outros demoram mais para abrir.
Outro fator que deve ser levado em consideração é a largura de banda disponível no destino da sua requisição. Isso significa que não adianta nada você ter uma conexão capaz de receber 2Mbps de dados sendo que o servidor de destino está com uma banda de apenas 512Kbps para lhe enviar os dados. Temos aqui outro gargalo de conexão, muito pedido para pouca disponibilidade.
Provedores de Acesso
Em primeiro lugar, se você utiliza uma conexão do tipo ADSL, popularmente conhecida no Brasil como banda larga (Turbo, Speed, Velox e outras) saiba que o seu provedor de acesso NÃO é a Globo.com, UOL, Terra, IG ou qualquer outro provedor que você é obrigado a assinar para obter a sua conexão, estes são apenas provedores de autenticação e conteúdo, ou seja, uma sacanagem que inventaram por aqui para enfiarem a mão nos nossos bolsos e levarem um dinheiro com o consentimento do governo contrariando o código de defesa do consumidor que proíbe venda casada de produtos e/ou serviços. Para mais informações sobre isso sugiro que você dê uma olhada no site Abusar.org.
O seu provedor de acesso é o provedor que lhe fornece a estrutura para acesso à Internet, ou seja: Oi/Brasil Telecom, Telefônica, Telemar, etc.
Os provedores de acesso funcionam da seguinte forma: Eles contratam dos backbones nacionais uma banda X, para exemplificar aqui (não são números reais, isso é apenas um exemplo), diríamos que a Oi/Brasil Telecom contrate uma banda de 10 Mbps da Embratel para fornecer serviços de Internet. Com esses 10Mbps de velocidade, a Oi/Brasil Telecom oferece aos seus clientes velocidades de 400Kbps, 1Mbps e 2Mbps só que elas não fazem isso somente até “esgotar” os 10Mbps que ela tem disponível, ela vende o equivalente a uma banda de 100Mbps na esperança de que os usuários consumam apenas uma parte do que contrataram e que todos irão se conectar à Internet em horários alternados e, sendo assim, a sua banda de 10Mbps estará sempre com uma boa disponibilidade para os seus clientes. Acontece que se 5 usuários que contrataram o serviço de 2Mbps resolverem utilizar toda a sua conexão para fazer downloads, a banda de 10Mbps estará saturada e os demais usuários ficarão com velocidades extremamente baixas e muito aquém do que foi contratado. É por isso que em determinadas horas do dia é praticamente impossível assistir à um vídeo do Youtube sem que o vídeo fique engasgando o tempo inteiro (e aqui entra também a questão de disponibilidade do Youtube de entregar tudo que os usuários estão requisitando naquele momento). Se você acha isso um absurdo, saiba que o seu contrato com a Oi/Brasil Telecom e outras prevêem este tipo de situação e que, geralmente, tem escrito no contrato, em letras miúdas, que a empresa só tem a obrigação de entregar 10% do que você contratou. Pode conferir, pegue o contrato que você assinou com a sua prestadora de serviços que você vai ver que não estou mentindo.
O que isso tudo significa? Se você prestou atenção em tudo que leu até agora, saberá que acabou de se formar um gargalo de conexão logo na saída da sua rede. E é exatamente por conta deste gargalo que a sua conexão fica lenta.
Medir a velocidade da conexão
Existem na Internet várias ferramentas para medir a velocidade da sua conexão e a que mais me agrada, justamente por me dar a opção de medir a minha velocidade através de vários pontos, é o site Teste Sua Velocidade. Através deste site é possível medir a sua velocidade de download e upload para 3 pontos distintos da Internet: um servidor em São Paulo, um servidor no Ceará e um servidor em Dallas, nos USA.
Se você fizer este teste verá que a velocidade nos 3 testes será bem diferente e, dependendo do horário que você fizer o teste, os resultados terão uma diferença muito grande. Geralmente o teste feito a partir do servidor de Dallas, nos USA é o que apresenta os resultados mais lentos. Isso se deve à quantidade de roteadores necessários para que a sua requisição chegue ao destino e volte com as informações para o seu computador.
Para verificar a quantidade de roteadores que a sua conexão atravessa para chegar ao destino vá até o Prompt de Comando (ou Prompt do MS-DOS). Você pode acessar o prompt de comando através do comando Executar do seu Menu Iniciar, digitando o comando “cmd” sem aspas. Quando já estiver no prompt de comando, digite o seguinte:
tracert www.microsoft.com
Como você já deve saber, os servidores do site www.microsoft.com ficam no exterior e você terá uma maior quantidade de “saltos” para chegar ao destino, ou seja, você passará por mais roteadores para chegar ao destino. Já se você fizer o mesmo teste com o endereço www.terra.com.br verá que a quantidade de “saltos” ou roteadores será bem menor.
tracert www.terra.com.br

Categoria do catálogo Negociol.com: Outros serviços em Ceará
Criado: 27/03/11 15:48
Alterado: 22/06/11 14:01